quarta-feira, 2 de abril de 2008

A VIDA, O AMOR E O DESENCANTAMENTO


A vida, segundo a Biblia, é algo que após a criação do homem o sopro que por Deus foi insuflado no indivíduo por Ele criado.

A isso chamamos a alma, algo que nos mantém movendo, pensando, e sobretudo agindo de acordo com os desígnios do próprio Deus, que nos leva a procurar a finalidade da criação, a procurar a maior semelhança ao criador, o porquê da mesma criação e do Seu desejo de que o homem, objecto criado fosse feito á Sua imagem e semelhança.

Deus quiz criar, assim penso, um ser que O pudesse continuar e Lhe pudesse dar companhia neste universo criado, conversando com Ele, pedindo-Lhe conselhos, como os filhos fazem com seus pais. Para tal Lhe deu inteligência, sentimentos, capacidade de evolução e livre arbítrio
para escolher o caminho a seguir.

Embora Lhe tenha dado tudo isto, e,ainda que fosse feito á Sua imagem e semelhança sabia que o homem era imperfeito, por isso lhe impôs restrições, dando-lhe mandamentos ou normas de conduta.

Diz ainda a Bíblia, que Lúcifer, o anjo rebelde caído, veio tentar a partir da parte mais frágil do homem, a mulher, aparte mais frágil do homem, que a Sua escolha havia sido incorrecta, e que o ser por Ele criado á Sua imagem e semelhança, não merecia o que lhe havia sido concedido.

Assim. o homem caiu, perdeu parte das benesses que tinha, tornou-se mortal, e viu-se só com
com a vida que lhe havia sido dada, a ter que lutar pela sobrevivência, a evoluir á sua custa, utilizando para isso a sua inteligência e os meios ainda não explorados do mundo onde fora colocado.

Muitos erros cometeu, durante a sua existência, ele e os seus descendentes, até que Deus pensou em extingui-lo, tendo-se arrependido e lhe deu nova oportunidade.

Mas o homem não aprendia e, Deus então enviou Seu Filho, Jesus, para ensinar como viver para poder prevalecer e recuperar o perdido. Esse Filho de Deus, deu diversos exemplos de vida pura, entre eles o AMOR.

Ora o amor é um sentimento completo de entrega, o "amor ágape", não aquele sentimento que o homem instituiu, não é a atracção carnal, é um sentimento análogo ao de pais para filhos, daqueles que realmente merecem o nome de pais, sem restrições, sem contrapartidas e uma dádiva de todos para todos.

É saber perdoar a todos de igual forma, qualquer que seja a ofensa, não saído da boca para fora mas, saído do âmago e completo, reconhecendo de antemão, que todos somos imperfeitos e susceptíveis de errar.

É evidente que, se o nosso semelhante, após o perdão várias vezes, persistir no mesmo erro, o mais que poderemos fazer é deixá-lo seguir a sua escolha sem criticas mas apartando-nos de nos emiscuir nas suas escolhas, perdoando no intelecto e sofrendo a sua perda.

É evidente que, como somos imperfeitos, sentimo-nos defraudados com as situações que se nos deparam quando dedicamos amor a quem o não sabe receber ou reconhecer esse amor, a isso chama-se desencantamento.

Mas o desencantamento provém da falta de conhecimento do real sentido da palavra AMOR, pois quem ama verdadeiramente, jamais espera que o seu amor seja, ou correspondido, ou reconhecido, ou ainda galardoado.


Amar, é dar-se sem esperar receber, é perdoar sem reconhecimento pelo perdão, é esquecer as ofensas sem criticas nem o sabor do desencanto.
A vida é bela, é preciso que a saibamos viver.
Louvemos a Deus que nos concedeu o dom da vida, que nos deu descernimento, capacidade para trabalhar, para rir e chorar, para pensar, criar, crescer (em todo o sentido da palavra), dar frutos e assim permanecer no mundo para a posteridade, para meditar sobre os nossos erros e emendá-los e espeerar o final da nossa existência com paz e serenidade. Por sabermos que esse final é enevitável, sendo enevitável é certo, devemos encará-lo sem mágoa, sem desespero, sem medo.
Gosto de viver, sem medos, plenamente, amo a vida nas suas formas mais diversas, ainda que tenha as suas vicissitudes, tenha as suas agruras, as suas lutas.
Tudo faz parte da vida, o bom e o mau. Tudo nos foi dado para gozarmos, aprendermos, crescermos e tirar as ilacções e lições que nos vão formando o carácter e pode conduzir á plenitude de saber viver.

1 comentário:

Elisheba disse...

OLá!Vim aqui atravez de um linj no blog da minha sobrinha,EMN.
Gostei muito do que li e se passarespelo meu verá porque eheheh!

Tens alguma religião ou doutrina cristã?

Beta