sexta-feira, 9 de maio de 2008

ÁFRICA

Existe muita gente a escrever e a falar sobre os catorze anos de guerra em África, retornados, etc.

Mas a maioria dessas pessoas não sabe nem viveu esses momentos e as informações que têm são insipientes e muitas vezes relatadas por pessoas que se estiveram lá, estiveram por fora da realidade dos acontecimentos e relatam-nas como lhes foram contadas, ou como lhas quizeram contar, por coveniência, porque nesses acontecimentos houve muito interesse em encobrir a realidade.Mas esta situação não é nova na história da humanidade, nem dos povos, basta aos interessados, estudiosos, dissecar a verdade da história de cada país para encontraros logros daquilo que nos impingiram como verdade. Pois os factos verídicos, na maioria, estão documentados e guardados. Por exemplo no nosso país, basta-nos ir escavar á Torre do Tombo.

Noutros, nos seus arquivos guardados dos olhares do povo. A história de cada país é-nos contada como agrada ser contada, só o que é bonito e o que interessa a alguns, é que vem a lume, o resto
é tabú.
E como em todos os acontecimentos que envolveram guerra, quer em África, quer na Europa, ou nos países árabes, tiveram as mãos americana e russa envolvidas com os interesses de alguns. Após a guerra fria, estes países têm tentado desestabilizar muitos outros, encobertos pela película transparente da paz e da solidariedade para com os povos oprimidos, mas a verdade, a única verdade, é que sóquerem tirar proveito do caos em que os colocam, para deitarem a unha ao que os pode enriquecer, o petróleo, o ouro, os diamantes, etc. O povo que se lixe para que alguns atinjam os seus fins.

Portanto, aconselho a quem quizer escrever e contar a realidade dos factos de 14 anos de luta em África, procurem primeiro quem beneficiou com esses 14 anos de guerra e depois quem na verdade tenha visto e vivido os acontecimentos.

Se querem saber a verdade e escrevê.la, sobre os retornados, falem com quem perdeu tudo em África, até família e sofreu e sofre para se integrar numa sociedade que os marginalizou, que vive de mentiras e oportunismos.
Falem, com conhecimento de causa, de como se processaram os dinheiros do IARN, quem beneficiou com eles, e como poderiam ter sido geridos de forma a fazer progredir o país.
Falem em como foram praticamente obrigados a vir para Portugal, todos os que se encontravam no acampamento do Calai durante 3 meses, onde estavam organizados a ponte de se fazerem casamentos e baptizados, todos registados, cujos registos vieram para Portugal, tudo supervisionado pelos Sul-africanos, que assistiram e gravaram as conversações com o Comandante Ponces de Carvalho. Eram precisos para votarem, por isso os trouxeram engodados.
Existe muito para escrever e contar, mas com verdade e isenção. Escrevam sim, mas após aturada e real pesquisa das verdades junto de quem as viveu etestemunhou.

Sem comentários: