quarta-feira, 14 de maio de 2008

LEIS DE FUNIL?



Hoje nos noticiários, ficamos a saber que o Senhor Primeiro Ministro viajou para a Venezuela de avião, claro que a pé ou de carro não poderia ser. Mas que contráriamente ao que diz a Lei Portuguesa, elaborada pelo mesmo primeiro Ministro, este Senhor e o sua comitiva (staff), deram-se ao desfrute de fumar no avião. Ainda que, como foi mencionado, se tratasse de um avião fretado, havia outros passageiros, e ainda que não houvesse, que tiveram obrigatóriamente, de ser fumadores passivos do fumo dos cigarros do Sr. Engenheiro Sócrates e seus Ministros, ainda que todos eles tenham sido unânimes em fazer uma Lei que tem de ser cumprida por todos. Será para ser cumprida mesmo por todos, ou é uma Lei de funil, em que só deferá ser cumprida por quem não está no topo?

Sabe-se que até nos Ministérios foi proíbido fumar, havendo uma sala própria par fumadores.

Será que tais salas servem tambem para os Senhores Ministros, ou será que só servem para o pessoal a partir dos acessores?

Estes são os exemplos que nos dá o Sr. Primeiro Ministro e os outros Ministros, de como se devem acatar as Leis do nosso País.

Será desta maneira que estes Senhores cumprem todas as outras Leis?

Como poderão exigir aos cidadãos portugueses que sejam cumpridores das Leis Portuguesas se são eles os primeiros a contorná~las?

Senhor Primeiro Ministro e Semhores Ministros, desde muita tenra idade que me foi ensinado que o exemplo deve vir de cima.

Em vez de cortarem as receitas (salários) dos cidadãos com cada vez mais impostos e aumentos nos mesmos salários, ridículos, o que ocasiona mais miséria no país, mais disparidade entre ricos e pobres, mais descontentamento, com razão, da população que se vai endividando ou passa necessidades, que se exaspera com a falta de segurança que aumenta por causa da fome e do descalabro em que a Justiça deste país caiu, onde os ladrões são presos hoje e ámanhã estão na rua, onde os corruptos, se têm dinheiro, são elibados, porque não se ocupam em cumprir as Leis, para que os outros as cumpram também, e, sobretudo a diminuir realmente as despesas do Estado de forma a que todos e não só alguns, paguemos o défice e possamos rspirar mais desafogados?

O tempo da demagogia do 25 de Abril terminou, urge que se tomem medidas concretas e justas para se endireitar este País, e sobretudo que todos, todos, sejam regidos pelas mesmas Leis e Regras.
Sr. Primeiro Ministro, vejo que as criticas o afectaram bastante, mas não é reagindo dessa maneira que consegue calar as pessoas. Eu também fumo desde os 14 anos e tenho 74, mas não o faço onde possa prejudicar os outros.
Não é deixando de fumar que vai conseguir que as pessoas tenham as razões, bastante, reais e concretas, para achar que procedeu erradamente. Fumar, faz mal á sua saúde, pode ou não deixar de o fazer, é livre para escolher a sua opção,- ser saudável e viver muitos anos ou continuar a prejudicar a sua saúde - mas não é livre para obrigar outros a levar com o seu fumo e a serem por isso prejudicados.
Como no tabaco, é preciso que, antes de tomar qualquer decisão, pense primeiro nos outros cidadãos e se ponha no lugar de cada um deles, só assim será justo e verdadeiro.
Não leve a mal as pessoas quererem que V. Exª seja um Primeiro Ministro que todos possam gostar e admirar e lembrar ámanhã com saudade. Quem critica e lha fala é porque no fundo lhe quer bem. Eu aceito as críticas e se as acho justas acato-as para poder melhorar, quanto mais não seja, na minha consciência, e, agradeço a quem me faça uma crítica construtiva.

Sem comentários: