terça-feira, 6 de maio de 2008

O DIA DA MÃE


Hoje é o dia que alguém resolveu declarar como dia da mãe. Após tantos anos ter sido este dia festejado a 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, resolve-se, sabe-se lá porquê, trocá-lo pelo primeiro Domingo de Maio, uma data móvel. Porquê? e a que critério obedeceu


Não sei, talvez porque quem isso deliberou tivesse uma mãe a nescer nesse dia, ou simplesmente não tivesse uma que merecesse sê-lo.

Para mim continua a ser no dia 8 de dezembro o dia da mãe, pois é muito mais concentâneo com a data a comemorar, por ser um dia específico e por ser o dia da Senhora da Conceição, que como o próprio nome indica, a Senhora da Concepção.

Assim como o dia do pai deveria ser no dia de S. José e não a 19 de Março (mês dos burros).


Mas, enfim, manda quem pode obedece quem deve. Nada neste país tem lógica, porque teriam os dias do Pai e Mãe tê-la?


Este (dia da Mãe) deve ser um dia abençoado, pois como já em outro teme mencionei, até Jesus, o Filho de Deus, quiz nascer como todos os mortais só para ter uma mãe, aasim porque não agraciarmos nós nosas mães, conceder-lhe um dia por ano, não é nada de especial, pois tal como o Natal deveriamos festejá-la todos os dias não num só, uma Mãe merece tudo.


É certo que há Mães e mães, mas estas últimas constituema excepção que confirma a regra. Mulher que é mulher dom M grande, é também mãe com M grande.

A virgem também foi Mãe, visto esta ser a maior benção do mundo, dar vida.

Mulhers, saibam ser ma~es e merecer esse título tão grandioso, que até o animal selvagem sabe salvaguardar essa condição, protegendo, ensinando e elucidando as suas crias para se defenderem no futuro. Tenho uma prima que vive num 6» andar, tem uma varanda, onde colocou plantas e as gaiolas dos seus pássaros. Pois foi aí que um pardal fêmea (pardalita) resolveu fazer o seu ninho, mesmo no meio dos vasos. Nós destruimos o seu habitat e ela invade o nosso. Desde que os pardalitos nasceram, a pardalita, ciosa e temendo e pela sua prole, ameaça-nos quando vamos á varanda, eriça-se e pia furiosamente, revoluteando ameaçadoramente na nossa direcção. É digno de se ver. É o instinto materno na defesa dos seus filhos, é uma Mãe.
Como é bom ser mãe, dar vida a outro ser é sublime, é indescritível. Os filhos podem não saber, mais tarde, valorizar o que é uma mãe e o que ela faz por eles, mas a mãe, quando os seus filhos são rebeldes e maus é quando mais os acarinha, dará tudo, até a vida pelos filhos, é Mãe.

Sem comentários: